O velho na música popular brasileira

Autores

  • Olga Hack Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Lucy Gomes
  • Adriano Tavares

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%25p

Resumo

A relação que se faz entre cultura e música popular brasileira promove uma seleção de letras que se abre para um imaginário criativo e constitutivo de suas origens, como nas bases fundantes da história de vida de quem a compôs. Essas músicas em suas representações repercutem os significados deixados como marcas das experiências observadas e vividas sobre o velho, a velhice, a visão do processo de envelhecimento e a criação de lugares a serem ocupados nas formas de inclusão e exclusão social. Foram levantadas para análise músicas em tempos diferenciados, buscando-se um processo comparativo e interativo das visões criadas dos reflexos sociais vivenciados em cada época, procurando-se verificar se houve mudanças nas relações estabelecidas com o ato de se ver velho. Vislumbramos a interação criativa e plástica entre o ato de viver e de morrer, sobre o envelhecimento em sua identidade cultural e a maneira como é observada essa construção partilhada. As músicas em sua sonoridade e letra trazem à tona um construto mítico a mostrar um alguém singularmente transposto para a realidade de mundo criado ao se inserir em um meio cósmico captável por outras pessoas. A melodia apresentada no embalar para com as notas musicais, que surgem como representações dialéticas deixadas pela construção histórica dos personagens, criando espaços para descrever as pessoas em seu convívio, construindo reflexos para com os significados dos termos velho, velhice e envelhecimento, em forma de arte projetada. Palavras-chave: velho; velhice; envelhecimento; música popular brasileira; gerontologia.

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Publicado

2009-12-09

Como Citar

Hack, O., Gomes, L., & Tavares, A. (2009). O velho na música popular brasileira. Revista Kairós-Gerontologia, 11(2). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i2p%p

Edição

Seção

Artigos