Significados da saúde bucal na velhice.

Autores

  • Rachel Batista Araújo Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p297-322

Palavras-chave:

Velhice, Saúde bucal, Cuidados bucais.

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo guiado por um questionário semi-estruturado, aplicado em situação de entrevista individual a oito idosos, de ambos os sexos, entre 67 e 85 anos. A partir do relato das histórias das suas próprias bocas, o objetivo foi identificar e analisar as respostas que evidenciam sua posição diante da questão da saúde bucal, como forma de aumentar os saberes odontológicos sobre a velhice, bem como de tentar qualificar ações e serviços voltados para as pessoas idosas. Os sujeitos, funcionalmente independentes, foram selecionados dentre os residentes de uma Instituição de Longa Permanência e dentre os participantes ativos de uma Universidade Aberta à Maturidade, justamente porque se acredita que personagens desses dois ambientes pensam de forma diferente sobre saúde e saúde bucal. Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem interdisciplinar, buscando respostas a questões de um mesmo campo semântico, ainda que em relações diversas: saúde bucal, cuidados bucais, hábitos bucais, dentista, dente, dor de dente, saúde em geral do corpo, prótese e estética, estética e corpo, saúde pública, além de direitos dos idosos. Concluiu-se que os significados da saúde bucal na velhice, manifestos por esses sujeitos, mantêm relação com exemplos familiares valorizados por eles, com a vida social, a qualidade dos relacionamentos dentro e fora de suas casas, seu bem-estar, sexualidade, dentre aspectos outros correlatos, evidenciados durante a pesquisa.

 

Biografia do Autor

Rachel Batista Araújo, Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Dentista da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2000).

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PUC-SP

Linguista. Docente e Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e do Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP.

 

Elisabeth Frohlich Mercadante, PUC-SP

Antropóloga e doutora; Docente, Pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais: Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Araújo, R. B., Lodovici, F. M. M., & Mercadante, E. F. (2014). Significados da saúde bucal na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 297–322. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p297-322

Edição

Seção

Artigos