Limites e possibilidades do idoso frente à aposentadoria.

Autores

  • Fatima Helena Espirito Santo Escola de Enfermagem. Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Pedro Marcio Freitas de Góes Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Carla Lube de Pinho Chibante Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p323-335

Palavras-chave:

Enfermagem Geriátrica, Aposentadoria, Qualidade de vida.

Resumo

Estudo qualitativo cujo objetivo foi identificar a visão de idosos frente à aposentadoria, mediante entrevista semiestruturada com 15 idosos aposentados, participantes do Programa de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), com projeto aprovado pelo CEP da Instituição sob número 125.294. Concluiu-se que tanto os limites tidos como pontos negativos, quanto as possibilidades tidas como pontos positivos estão associados a um planejamento prévio da aposentadoria associada à melhor qualidade de vida do idoso.

 

Biografia do Autor

Fatima Helena Espirito Santo, Escola de Enfermagem. Universidade Federal Fluminense (UFF).

Enfermeira, Doutora, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem UFF; Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Gerontológica (NEPEG/CNPq); Atuação na área de Saúde do adulto e idoso; Cuidado em Saúde e Práticas Alternativas em Saúde.

 

Pedro Marcio Freitas de Góes, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

 

Carla Lube de Pinho Chibante, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Aluna do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense.

 

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Espirito Santo, F. H., Góes, P. M. F. de, & Chibante, C. L. de P. (2014). Limites e possibilidades do idoso frente à aposentadoria. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 323–335. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p323-335

Edição

Seção

Artigos