A VISIBILIDADE DO IDOSO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Estudo de caso: jornais El País e ABC – 2007

Pedro Celso Campos

Resumo


Até 2050 a Espanha será o país mais idoso do mundo e, nesse ano, 20% da humanidade (2 bilhões de pessoas) terão mais de 65 anos de idade. A indústria já está se adaptando para atender a esse enorme mercado. Mas será que os meios de comunicação estão atentos a esse megafenômeno de mudança social em todos os países? Neste artigo, estudamos o modo como dois grandes jornais espanhóis tratam o noticiário sobre a pessoa idosa. Também estudamos o papel social do jornalismo e o compromisso ético da profissão. Discutimos ainda se o estudo do jornalismo ambiental, na universidade, poderia contribuir com uma formação mais integrada dos futuros jornalistas, sensibilizando-os, inclusive, para esse aspecto da ecologia humana que é o envelhecimento da população.
Palavras-chave: comunicação; idoso; sociedade; ética; desenvolvimento.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i1p%25p

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