A COMIDA E A SOCIABILIDADE NA VELHICE*

Valcilene Pinheiro da Silva, Carmen Jansen de Cárdenas

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar o papel da sociabilidade da comida na vida de idosos com restrições alimentares. Adotou-se a pesquisa qualitativa com entrevista semi-estruturada, realizada com dez indivíduos entre 60 a 86 anos que tinham restrições alimentares. O estudo mostra que a comida é um elemento-chave para o gozo e bem-estar na velhice, por estar impregnada de afeto, emoção, alegria e sociabilidade.
Palavras-chave: comida; sociabilidade; restrições alimentares na velhice.

*Este artigo é baseado na dissertação de mestrado Um estudo sobre os aspectos simbólicos da comida em idosos com restrições alimentares, defendida e aprovada em 11/5/2006, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2007v10i1p%25p

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.