A percepção dos idosos acerca de seus hábitos de vida e comportamento de autocuidado quando jovens e a influência destes na saúde e envelhecimento

Autores

  • Mariana dos Santos Ribeiro UNIFESP. São Paulo (SP).
  • Maysa Seabra Cendoroglo Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.
  • Naira de Fátima Dutra Lemos UNIFESP. São Paulo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p81-101

Palavras-chave:

Envelhecimento, Autocuidado, Estilo de vida.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender os hábitos de vida que os idosos tiveram quando jovens e a influência destes em sua saúde e envelhecimento. Foram utilizados a abordagem qualitativa e o método História Oral. Observou-se que chegar ao envelhecimento em boas condições de saúde pode ser alcançável por aqueles que se prepararam desde jovens para esta fase da vida, possuem comportamento de autocuidado e se responsabilizam por sua própria saúde.

 

Biografia do Autor

Mariana dos Santos Ribeiro, UNIFESP. São Paulo (SP).

Enfermeira, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Envelhecimento da UNIFESP.

 

Maysa Seabra Cendoroglo, Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

Médica Geriátrica, Professora Adjunta da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo, Chefe da Disciplina de Geriatria e Gerontologia. Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

 

Naira de Fátima Dutra Lemos, UNIFESP. São Paulo (SP)

Assistente Social da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, coordena o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso e o Ambulatório para Cuidadores (DIGG/UNIFESP).

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Ribeiro, M. dos S., Cendoroglo, M. S., & Lemos, N. de F. D. (2015). A percepção dos idosos acerca de seus hábitos de vida e comportamento de autocuidado quando jovens e a influência destes na saúde e envelhecimento. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 81–101. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p81-101

Edição

Seção

Artigos