Velhice e conversão religiosa. Suas implicações para os estudos gerontológicos

Autores

  • Wilson Nunes Igreja Cristã Evangélica do Brasil, Brasil.
  • Vicente Paulo Alves Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p125-148

Palavras-chave:

Envelhecimento, Conversão religiosa, Espiritualidade.

Resumo

O presente estudo objetivou examinar a interface entre conversão religiosa e velhice. Para isso, foi ouvida e analisada a opinião de seis pessoas que experimentaram a conversão religiosa após os sessenta anos de idade. Do escopo dos resultados encontrados, destaca-se o impacto das crenças religiosas como um campo de pesquisa de grande importância para a ciência gerontológica, ao contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.

 

Biografia do Autor

Wilson Nunes, Igreja Cristã Evangélica do Brasil, Brasil.

Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, Brasil. Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Docente e ministro religioso da Igreja Cristã Evangélica do Brasil, Brasil.

 

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF)

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil. Professor titular da Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil. Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Coordenador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ensino Religioso em Ambiente Virtual na Católica Virtual, no curso de graduação Filosofia em Ambiente Virtual.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Nunes, W., & Alves, V. P. (2015). Velhice e conversão religiosa. Suas implicações para os estudos gerontológicos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 125–148. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p125-148

Edição

Seção

Artigos