Equilíbrio, autonomia e independência funcional de idosos ativos e sedentários: estudo preliminar.

Arthur Matheus da Silva, Luiz Fernando Alves de Castro, Aline do Carmo França Botelho, Danielle Rodrigues dos Santos, Jecilene Rosana Costa Frutuoso, Amélia Pasqual Marques, Cynthia Antonia Kallas Bachur, José Alexandre Bachur

Resumo


Tanto o equilíbrio corporal (EC), quanto a autonomia funcional (AF) e o nível de independência (NIF) de 10 idosos sedentários (GI) foram avaliados e comparados aos dados correlatos em 10 idosos ativos (GII), todos do programa de saúde da família em Araxá (MG). Após assinarem o TCLE, foram submetidos aos testes de avaliação do EC, da AF e do NIF, além da identificação do IMC. Apesar do sobrepeso corporal e do NIF igual entre ambos, o EC e AF no GII foram significativamente maiores do que o GI, Concluímos que a prática de exercícios terapêuticos promove a saúde funcional no idoso.

 


Palavras-chave


Idoso; Capacidade funcional; Exercícios físicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p129-142

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.