DO CORPO À SUBJETIVIDADE: UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER*

Neuma Barros, Edilene Queiróz

Resumo


Introdução: A história do texto é uma história em rede, envolvendo diferentes sujeitos. Objetivos: Explorar e fertilizar a compreensão de achados clínicos neurológicos à luz da psicanálise, na idéia de alcançar as mudanças psíquicas que podem estar associadas à doença de Alzheimer. Metodologia: Transitando entre as interfaces corpo e psiquismo, busca-se desenvolver reflexões psicanalíticas sobre o fenômeno demencial inerente à doença. Discussão: O processo da doença desenha uma topografia própria. A tendência à composição, ligada ao trabalho do eu, se desorganiza. Conclusões: Eis, a proposição a que conduzem as reflexões: o fenômeno demencial desvela facetas da subjetividade. A função psíquica que empreende elaboração secundária se enfraquece, o trabalho de produzir condensações, de estabelecer relações, processando traduções, não mais se sustenta. Um estrangeiro ressurge dos labirintos do psiquismo, um sujeito desconhecido se mostra, movido por rompantes libidinais e de intensa agressividade.
Palavras-chave: Psicanálise, Alzheimer, Subjetividade


* Este texto foi elaborado no contexto do projeto de pesquisa “Corpo, pulsão e linguagem”, do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI – Espaço Psicanalítico, em colaboração com o Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da UNICAP/PE. O trabalho partiu da hipótese da neurologista Silvia Laurentino, segundo a qual o eu e supereu se desorganizam em decorrência da doença de Alzheimer. Meus agradecimentos à Silvia, que a mim confiou o desafio desta reflexão, à Edilene Queiroz, que comigo se debruçou sobre a complexidade do tema, e também aos psicanalistas Maria Helena Fernandes e Ronaldo Monte, pelas imprescindíveis contribuições.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial5p%25p

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.