DESAFIOS DA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Vera Maria A. Tordino Brandão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial5p%25p

Resumo

Abordar o tema da Formação Interdisciplinar, envolvendo as diversas áreas disciplinares específicas, é sempre um desafio. Mas, realizar os estudos teóricos, a prática docente e a pesquisa, mantendo uma atitude interdisciplinar, é um desafio ainda maior. O termo interdisciplinaridade tem sido muito utilizado teoricamente, e também nomeando diferentes práticas, especialmente a partir dos anos 1970 no Brasil. A nosso ver, a utilização sem critérios claros deste termo, e suas aplicações, trouxe um desgaste de seu sentido. Verificamos que, em muitos casos, a Interdisciplinaridade é vista com certa desconfiança, quando aparece como “solução para todos os problemas” ou, se os objetivos não são claros, o termo surge como um “manto mágico” encobrindo as dificuldades, falhas ou incoerências teóricas e práticas. Neste artigo indagamos: O que é Interdisciplinaridade? - seus objetivos, seus princípios, suas características culturais; - Quais as possibilidades que aponta, no encontro entre teorias e práticas, com ética e critérios bem estabelecidos, envolvendo diferentes áreas disciplinares? A resposta a estas questões pressupõe uma atitude, simultaneamente, de respeito e abertura ante a diversidade e ambigüidade de seres-saberes-fazeres, buscando construir uma rede de ações mais integradas e íntegras, nas e entre as diferentes áreas do saber, abordando aqui as interdisciplinas da área gerontológica. A Interdisciplinaridade pressupõe um espaço de encontro entre humanos, e nosso objetivo é mostrar as possibilidades do encontro interdisciplinar, apontado para a construção de saberes religados, criativos e renovadores entre diferentes disciplinas e suas práticas, e que se integram na formação psicogerontológica. Palavras-chave: Formação Continuada; Interdisciplinaridade; Gerontologia.

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Como Citar

Brandão, V. M. A. T. (2010). DESAFIOS DA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Kairós-Gerontologia, 12(Especial5). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial5p%p