Lazer e participação de homens em grupos de convivência para idosos de Florianópolis (SC): motivações e significados

Autores

  • Priscila Mari dos Santos Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq).
  • Alcyane Marinho Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da UDESC (LAPLAF/UDESC/CNPq).
  • Giovana Zarpellon Mazo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti CDS/UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Cíntia de la Rocha Freitas CDS/UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p173-191

Palavras-chave:

Idoso, Homens, Atividades de lazer.

Resumo

Objetivando analisar o lazer e a participação de homens em cinco Grupos de Convivência para Idosos (GCI) de Florianópolis (SC), quanto aos motivos de ingresso e permanência, às relações interpessoais que estabelecem, e aos significados que eles atribuem a sua participação, realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória e qualitativa. Participaram 38 homens. Utilizaram-se entrevistas e observações. Os homens buscam os GCI para preencher o tempo com atividades de lazer e relações sociais. Os motivos de permanência centraram-se nas amizades. Múltiplos significados foram atribuídos à participação nos GCI.

 

Biografia do Autor

Priscila Mari dos Santos, Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq).

Mestre em Educação Física (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq).

 

Alcyane Marinho, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da UDESC (LAPLAF/UDESC/CNPq).

Doutora em Educação Física (UNICAMP). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da UDESC (LAPLAF/UDESC/CNPq).

 

Giovana Zarpellon Mazo, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutora em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Portugal). Professora Adjunta da UDESC, no CEFID. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC.

 

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, CDS/UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Enfermagem (UFSC). Professora Adjunta da UFSC, no CDS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC.

 

Cíntia de la Rocha Freitas, CDS/UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora Adjunta da UFSC, no CDS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CDS/UFSC.

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Santos, P. M. dos, Marinho, A., Mazo, G. Z., Benedetti, T. R. B., & Freitas, C. de la R. (2015). Lazer e participação de homens em grupos de convivência para idosos de Florianópolis (SC): motivações e significados. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 173–191. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p173-191

Edição

Seção

Artigos