Violência, mídia e interesse mercadológico

Autores

  • Paulo Fernando Pereira de Souza NET - Nucleo de Estudos e Terapia da Familia
  • Andréa Carolina Véras Oliveira Pereira de Souza PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p%25p

Resumo

O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação provocou mudanças radicais na forma como a informação é gerada, se propaga e é absorvida. O crescimento dos meios de comunicação fez a notícia passar a ser tratada como bem simbólico, produto com valor econômico definido. Por razões mercadológicas, ocorre a superexposição de fatos e imagens violentas pela imprensa, na forma de publicações apelativas e dirigidas, em geral, às camadas populares de menor nível de escolaridade. Palavras-chave: Interesse mercadológico; Publicações apelativas; Violência Violence, media and marketing interest ABSTRACT: The technological development of the means of communication has led to radical changes in the way information is generated, broadcast and absorbed. The growth of communication media lead news to be seen as a symbolic asset, a product with a clearcut economic value. For reasons of market, overexposure of violent facts and images takes place in the press, in the form of compelling content targeted typically to the general population of low literacy levels. Keywords: Marketing interest; Compelling publications; Violence

Biografia do Autor

Paulo Fernando Pereira de Souza, NET - Nucleo de Estudos e Terapia da Familia

NET

Andréa Carolina Véras Oliveira Pereira de Souza, PUC-SP

Programa de Estudos Pos-Graduados em Gerontologia

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Publicado

2010-02-18

Como Citar

Pereira de Souza, P. F., & Véras Oliveira Pereira de Souza, A. C. (2010). Violência, mídia e interesse mercadológico. Revista Kairós-Gerontologia, 12(Especial6). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial6p%p