O conceito de nicho de desenvolvimento sob uma perspectiva gerontológica

Autores

  • Jeisiane dos Santos Lima-Brito Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC). Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Edimeire Pastori de Magalhães Tavernard Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Celina Maria Colino Magalhães Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará.
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p213-226

Palavras-chave:

Nicho de desenvolvimento, Etnoteorias parentais, Velhice.

Resumo

Objetivou-se sistematizar os estudos que adotam o conceito de Nicho de Desenvolvimento, e utilizá-lo para compreender o desenvolvimento na velhice. Foram identificados seis artigos, todos abordando a temática do desenvolvimento na infância; dentre as limitações dos estudos, cita-se a falta de padronização na investigação dos subsistemas do nicho. Destaca-se a necessidade de maiores investigações sobre a relação entre o contexto, a pessoa em desenvolvimento, e as características psicológicas de seus cuidadores.

 

Biografia do Autor

Jeisiane dos Santos Lima-Brito, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC). Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Edimeire Pastori de Magalhães Tavernard, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Celina Maria Colino Magalhães, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará.

Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2011-2015). Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Brasil (1995).

 

Fernando Augusto Ramos Pontes, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará.

Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutor pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano.

E-mail: farp1304@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lima-Brito, J. dos S., Tavernard, E. P. de M., Magalhães, C. M. C., & Pontes, F. A. R. (2015). O conceito de nicho de desenvolvimento sob uma perspectiva gerontológica. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 213–226. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p213-226

Edição

Seção

Artigos