Análise de percepção da imagem corporal e satisfação com a vida em idosos praticantes de hidroginástica

Autores

  • Helena Brandão Viana Faculdade Adventista de Hortolândia (SP)> Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE - atividade física com idosos. Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade. Faculdade Adventista de Hortolândia (SP).
  • Mariana Ribeiro dos Santos Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia,

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p299-309

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Idosos, Hidroginástica.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da atividade física sobre a imagemcorporal de idosos e sua satisfação com a vida. Foram utilizadas duas escalas validadas para usocom idosos no Brasil. Participaram da pesquisa 50 pessoas acima de 60 anos, praticantes dehidroginástica. Boa parte dos idosos apresentou uma imagem corporal positiva e satisfação com avida, apontando que a realização de uma atividade física pode auxiliar na percepção da imagemcorporal e nos fatores que promovem satisfação com a vida na fase do envelhecimento.Palavras-chave: Imagem Corporal; Idosos; Hidroginástica.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Faculdade Adventista de Hortolândia (SP)> Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE - atividade física com idosos. Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade. Faculdade Adventista de Hortolândia (SP).

Docente na Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE - atividade física com idosos. Coordenadora da Faculdade Adventista da TerceiraIdade. Ph.D in Quality of Life, Adaptation and Health. Doutora em Qualidade de Vida, Adaptação eSaúde-Physical Education Course – UNICAMP. Graduação e Mestrado em Educação Física,Universidade Estadual de Campinas. Estudou a temática da sexualidade na velhice, e para istovalidou e adaptou culturalmente a Escala Askas, para utilização na cultura brasileira.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0493494212541998. / http://www.esperanca.com.br/E-mail: hbviana2@gmail.com

Mariana Ribeiro dos Santos, Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia,

Graduada em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, Especialista em Atividade e Gestão do Fitness e Wellness pela Faculdade Adventista de Hortolândia.

E-mail: maribeiro.santos@hotmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Viana, H. B., & Santos, M. R. dos. (2015). Análise de percepção da imagem corporal e satisfação com a vida em idosos praticantes de hidroginástica. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 299–309. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p299-309

Edição

Seção

Artigos