A resiliência como constructo à práxis da Enfermagem: inquietações reflexivas

Luzia Wilma Santana da Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Danuzia Santana da Silva, Flamínia Manzano Moreira Lodovici

Resumo


Trata-se de uma reflexão teórica sobre resiliência como conceito a ser considerado no cuidado de Enfermagem às pessoas em condição crônica. Resiliência tem se revelado como uma capacidade que promove a superação das adversidades do processo de viver. No estudo são discutidas multiversas compreensões sobre resiliência, à luz da literatura especializada, apresentando uma relação do conceito epistemologicamente intercruzado às abordagens psicanalíticas, desenvolvimentais, comportamentais, clínicas e socioeducativas contemporâneas. O estudo realça a necessidade de compreender as características do ser com implicações às dimensões internas e externas ao seu processo de viver-adoecer humano – os elementos pessoais do ser resiliente, que podem ser incorporados como mais uma possibilidade na práxis dos cuidados profissionais em saúde, em destaque a Enfermagem – recomendando a necessidade de reconhecer a contribuição do conceito resiliência para a indispensável mudança de paradigma em ciências da saúde, deslocando o foco da doença para a aquiescência das potencialidades da pessoa em sua inteireza e globalidade, as suas respostas adaptativas frente às adversidades no processo de viver humano – uma doença, como as de natureza crônica, sendo a palavra-chave trabalhar as potencialidades e os modos de proteção das pessoas em face ao enfrentamento da condição crônica.


Palavras-chave


Enfermagem em Saúde Pública; Promoção da Saúde; Doença Crônica; Resiliência Psicológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p101-115

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.