Marcha e equilíbrio em idosos institucionalizados: avaliação pré- e pós-exercícios físicos

Autores

  • Taynã Paula Szydloski Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade de Passo Fundo (RS).
  • Camila Tomicki Educação Física. Universidade de Passo Fundo (RS).
  • Sheila Cristina Cecagno Zanini Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (RS).
  • Camila Pereira Leguisamo Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre (RS). Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p327-338

Palavras-chave:

Marcha, Equilíbrio postural, Exercício, Serviços de saúde para idosos.

Resumo

O envelhecimento humano deve ser compreendido em toda a sua amplitude e totalidade, uma vez que é um fenômeno biológico universal com consequências psicológicas e sociais das mais diversas, o que caracteriza uma etapa da vida. Objetivou-se, neste estudo, avaliar e comparar a marcha e o equilíbrio de idosos institucionalizados pré- e pós-programa de exercícios físicos. Trata-se de um estudo quase experimental, realizado com 15 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada no município de Passo Fundo (RS). Os idosos foram avaliados por meio do Índice de Tinetti. Para a comparação das variáveis, foi utilizado o teste de Wilcoxon, adotando-se nível de significância de 5% (p ≤ 0,05).

 

Biografia do Autor

Taynã Paula Szydloski, Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade de Passo Fundo (RS).

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (RS).

 

 

Camila Tomicki, Educação Física. Universidade de Passo Fundo (RS).

Educadora Física. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (RS).

 

Sheila Cristina Cecagno Zanini, Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (RS).

Fisioterapeuta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (RS).

 

Camila Pereira Leguisamo, Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre (RS). Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS).

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia, pelo Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre (RS). Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS).

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Szydloski, T. P., Tomicki, C., Zanini, S. C. C., & Leguisamo, C. P. (2015). Marcha e equilíbrio em idosos institucionalizados: avaliação pré- e pós-exercícios físicos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 327–338. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p327-338

Edição

Seção

Artigos