Qualidade de vida de estudantes do Curso de Graduação em Gerontologia

Autores

  • Rafaela Brochine Lanzotti Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.
  • Isabela Machado Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.
  • Letícia Souza Didoné Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Departamento de Gerontologia, da Universidade Federal de São Carlos.
  • Keika Inouye Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • Fabiana de Souza Orlandi Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p339-350

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estudantes, Gerontologia.

Resumo

O presente estudo busca comparar a Qualidade de vida (QV) de graduandos em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, segundo os períodos do curso. Participaram do estudo 105 estudantes. Para análise da QV, utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref. Verificou-se que a percepção da QV dos graduandos em Gerontologia foi satisfatória em todos os domínios do WHOQOL-bref. Quanto à percepção da QV segundo o ano do curso, os acadêmicos do 2º ano apresentaram maior prejuízo da QV.

 

Biografia do Autor

Rafaela Brochine Lanzotti, Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.

Graduanda em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.

Isabela Machado, Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos.

 

Letícia Souza Didoné, Curso de Graduação em Gerontologia. Universidade Federal de São Carlos.

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos.

 

Sofia Cristina Iost Pavarini, Departamento de Gerontologia, da Universidade Federal de São Carlos.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutoranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.  Professora Associada IV ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

Keika Inouye, Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta I do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

 

Fabiana de Souza Orlandi, Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP), Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta II do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP), Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Lanzotti, R. B., Machado, I., Didoné, L. S., Pavarini, S. C. I., Inouye, K., & Orlandi, F. de S. (2015). Qualidade de vida de estudantes do Curso de Graduação em Gerontologia. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 339–350. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p339-350

Edição

Seção

Artigos