A perceção da transição para a aposentadoria na perspetiva dos participantes do Reativa

Autores

  • Helena Loureiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Aida Mendes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Ana Fernandes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Ana Camarneiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Antônio Fonseca Universidade Católica Portuguesa, Porto (Portugal).
  • Manuel Veríssimo Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).
  • Madalena Carvalho Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).
  • Margarida Silva Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Rogério Rodrigues Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).
  • Margareth Ângelo Universidade de São Paulo, São Paulo (SP) (Brasil).
  • Ana Pedreiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial19p65-79

Palavras-chave:

Envelhecimento, Aposentadoria, Família, Conjugalidade.

Resumo

A aposentadoria constitui uma transição do ciclo de vida que expõe os seus protagonistas a estados de diferente vulnerabilidade biológica, psicológica, social e ecológica. O projeto REATIVA visa a promover um envelhecimento ativo e, numa primeira fase do seu desenvolvimento que teve por objetivo geral conhecer as perceções que os indivíduos apresentam relativamente à aposentadoria, descobriu que estes a percecionam como uma continuidade, readaptação, ganho, perda ou ambivalência.

 

Biografia do Autor

Helena Loureiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

 

Aida Mendes, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

 

Ana Fernandes, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal).

Ana Camarneiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Antônio Fonseca, Universidade Católica Portuguesa, Porto (Portugal).

Universidade Católica Portuguesa, Porto (Portugal).

 

Manuel Veríssimo, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).

 

Madalena Carvalho, Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).

Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra (Portugal).

 

Margarida Silva, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

 

Rogério Rodrigues, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

 

Margareth Ângelo, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP) (Brasil).

Universidade de São Paulo, São Paulo (SP) (Brasil).

Ana Pedreiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (Portugal). Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E).

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

Downloads

Publicado

2015-02-28

Como Citar

Loureiro, H., Mendes, A., Fernandes, A., Camarneiro, A., Fonseca, A., Veríssimo, M., Carvalho, M., Silva, M., Rodrigues, R., Ângelo, M., & Pedreiro, A. (2015). A perceção da transição para a aposentadoria na perspetiva dos participantes do Reativa. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial19), 65–79. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial19p65-79