Cuidadores Familiares e o Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual: Implicações na prestação de cuidados

Autores

  • Cláudia Lopes Carvalho Fonoaudiologia. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.
  • Marilena Ardore Gerência de Promoção, Proteção, Defesa e Garantia de Direitos da APAE DE SÃO PAULO.
  • Leila Regina de Castro Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p333-352

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Envelhecimento, Cuidadores familiares, Gerontologia.

Resumo

O envelhecimento da pessoa com Deficiência Intelectual (DI) é um fato que acompanha a crescente expectativa de vida da população em geral e, devido ao envelhecimento atípico presente nessa população, a prestação de cuidados exige um olhar diferenciado e um esforço contínuo por parte da pessoa que cuida. Este artigo descreve o perfil do cuidador familiar informal da pessoa com DI que envelhece, possibilitando uma reflexão sobre a prestação desses cuidados. Na metodologia, utilizou-se um questionário que envolve a prestação de cuidados por parte dos cuidadores familiares informais. Participaram da amostra 30 cuidadores. Os dados obtidos foram coletados no Serviço de Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO, entre fevereiro de 2013 e maio de 2014.  Os resultados obtidos evidenciaram que a maioria das pessoas nessa fase de vida mora com os familiares, preferencialmente com a mãe com média de idade de 77 anos e, na ausência desta, a prestação desses cuidados é realizada pelo pai e/ou irmãos. Quando verificado o grau de parentesco do cuidador principal, nota-se que a mãe mantém-se como a cuidadora informal até o fim da vida, não partilhando esses cuidados com outros cuidadores formais. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir que a arte de cuidar, exercida por cuidadores familiares informais de pessoas com DI, que envelhecem, instiga o envolvimento multiprofissional, e sugere a realização de novas pesquisas que considerem essas diferenças e peculiaridades presentes em tal perfil populacional.

 


Biografia do Autor

Cláudia Lopes Carvalho, Fonoaudiologia. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. MBA em Gestão Estratégica da Saúde, pela UGF/SP. Especialista em Fonoaudiologia com ênfase em neurolinguística, pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimoramento em Gerontologia, pelo Hospital do Servidor de São Paulo. Atua como fonoaudióloga, no Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

 

Marilena Ardore, Gerência de Promoção, Proteção, Defesa e Garantia de Direitos da APAE DE SÃO PAULO.

Psicóloga. Gerente de Promoção, Proteção, Defesa e Garantia de Direitos da APAE DE SÃO PAULO. Co-autora, juntamente com Mina Regen e Vera Maria Bohner Hoffmann, do livro Eu Tenho um Irmão Deficiente...Vamos Conversar Sobre Isto? (1988). São Paulo (SP): Edições Paulinas.

Leila Regina de Castro, Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEFJ). MBA em Gestão Estratégica no Terceiro Setor pela FMU. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. Curso de Atualização em Gerontologia, pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo – Hospital das Clínicas (FMUSP/HC). Experiência de 25 anos em Deficiência Intelectual e cnco anos com o envelhecimento deste público. 

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Carvalho, C. L., Ardore, M., & Castro, L. R. de. (2015). Cuidadores Familiares e o Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual: Implicações na prestação de cuidados. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 333–352. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p333-352

Edição

Seção

Artigos