Práticas alimentares e bem-estar de residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos da cidade de Diamantina (MG), Brasil

Autores

  • Kamilla Alexsandra Silva Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).
  • Maria de Fátima Gomes da Silva Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).
  • Nadja Maria Gomes Murta Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p221-236

Palavras-chave:

Idosos, Bem-Estar, Alimentação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar se os idosos recebem uma alimentação semelhante àquela lembrada antes da institucionalização, e se este fato interfere na sensação de bem-estar deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram identificados dois eixos temáticos: a alimentação no período pré-institucionalização e a atual alimentação na instituição. A alimentação atual oferecida é diferente e isso não influenciou na percepção de bem-estar dos idosos.

 

Biografia do Autor

Kamilla Alexsandra Silva, Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

 

Maria de Fátima Gomes da Silva, Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

Professora Mestre do Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).


Nadja Maria Gomes Murta, Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

Professora Doutora do Curso de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina (MG).

 

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Silva, K. A., Silva, M. de F. G. da, & Murta, N. M. G. (2013). Práticas alimentares e bem-estar de residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos da cidade de Diamantina (MG), Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 221–236. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p221-236

Edição

Seção

Artigos