Saúde, economia e qualidade de vida do idoso na sociedade contemporânea: do reconhecimento à legitimação de um problema social

Autores

  • Silvio Telles Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Rodrigo Vilela Elias Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).
  • Rômulo Reis Educação Física. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Thulyo Lutz Educação Física (EBTT). Instituto Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p351-374

Palavras-chave:

Idoso, Economia, Saúde.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir, a partir de uma revisão de literatura, o conceito de idoso diante dos paradigmas da sociedade contemporânea capitalista. Tivemos como objetivos específicos avaliar se somente a idade é um indicativo para definir o indivíduo como idoso; apontar a relação entre saúde, atividade física e envelhecimento; diferenciar terceira e quarta idade; discutir a importância da idade como fator determinante para a saída do mundo do trabalho. Pôde-se perceber que políticas públicas, fatores socioeconômicos, e de saúde, são fundamentais, e que este debate e a luta social permeiam a manutenção e superação de um status quo etário que legitima determinada idade como importante para a perpetuação do sistema, através de uma disputa entre os interesses políticos e econômicos contra as necessidades desiguais daqueles que envelhecem em diferentes condições de vida.

 

Biografia do Autor

Silvio Telles, Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professor Doutor de Educação Física. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

E-mail: silviotelles@terra.com.br

Rodrigo Vilela Elias, Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

Professor Mestre de Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

 

Rômulo Reis, Educação Física. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor Mestre de Educação Física. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Thulyo Lutz, Educação Física (EBTT). Instituto Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Telles, S., Elias, R. V., Reis, R., & Lutz, T. (2015). Saúde, economia e qualidade de vida do idoso na sociedade contemporânea: do reconhecimento à legitimação de um problema social. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 351–374. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p351-374

Edição

Seção

Artigos