Equilíbrio e mobilidade funcional em indivíduos independentes para o autocuidado de diferentes faixas etárias

Fábio Marcon Alfieri, Camila Rodrigues da Silva, Camila Cunha de Alcântara, Karina Iezzi da Silva Santos, Fladiana Cris Melo

Resumo


O equilíbrio postural que permite aos indivíduos realizarem as mais variadas tarefas cotidianas pode declinar com o passar dos anos. O objetivo deste trabalho foi verificar e comparar o equilíbrio postural de indivíduos de diferentes faixas etárias. Foram avaliados 211 indivíduos independentes para o autocuidado, inativos, com composição corporal semelhante, divididos em diferentes grupos etários: 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69 anos. Os voluntários foram submetidos aos testes: Timed Up and Go (TUG), apoio unipodal com os olhos abertos e com os olhos fechados, e bateria de testes de Guralnik. Para comparação dos resultados dos grupos foi usada a análise de variância (ANOVA), sendo o nível de significänica de 5% adotado.  Os dados foram analisados no programa GraphPad InStat (DATAASET1.ISD). Os valores médios das variáveis de desempenho motor nas diferentes faixas etárias pioraram com o aumento da faixa etária. Os piores resultados foram apresentados pelos indivíduos pertencentes ao grupo dos que possuíam 60-69 anos, porém, em relação aos resultados dos indivíduos com idade entre 20-29. Entretanto, o declínio em relação a esta faixa etária, já é perceptível após a terceira década de vida, sobretudo no teste de apoio unipodal com olhos fechados. Concluímos que o equilíbrio postural vai diminuindo conforme vai aumentando a faixa etária.

 


Palavras-chave


Equilíbrio postural; Envelhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p151-163

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.