Interferência binaural em idosos com perda auditiva neurossensorial

Autores

  • Sineia Neujahr dos Santos Laboratório de Próteses Auditivas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria (RS), Brasil.
  • Milena Manoel de Azevedo Fonoaudiologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria (RS).
  • Maristela Julio Costa Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p385-400

Palavras-chave:

Perda auditiva Neurossensorial, Auxiliares de audição, Idoso, Percepção auditiva, Audiometria de fala.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a ocorrência da interferência binaural, o uso mono ou binaural das próteses auditivas e queixas de compreensão de fala no silêncio e no ruído em grupo de idosos com perda auditiva neurossensorial. Dessa forma, foi avaliado o reconhecimento de fala com e sem uso de próteses auditivas mono e binaural, e as habilidades de separação e integração binaural.

 

Biografia do Autor

Sineia Neujahr dos Santos, Laboratório de Próteses Auditivas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria (RS), Brasil.

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Fonoaudiologia pela mesma instituição. É Fonoaudióloga do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), integrante do corpo clínico do Laboratório de Próteses Auditivas da UFSM. Santa Maria (RS), Brasil.

 

Milena Manoel de Azevedo, Fonoaudiologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria (RS).

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Maristela Julio Costa, Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS)

Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria e do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS). Tem experiência na área de Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, auxiliares de audição, próteses auditivas, testes de fala no ruído. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana - Campo Fonoaudiológico, pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana - Campo Fonoaudiológico, pela Universidade Federal de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Santos, S. N. dos, Azevedo, M. M. de, & Costa, M. J. (2015). Interferência binaural em idosos com perda auditiva neurossensorial. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 385–400. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p385-400

Edição

Seção

Artigos