A constipação intestinal em idosas participantes de um programa de promoção à saúde, em Santa Maria (RS): sua prevalência, sintomas e fatores psicossociais associados

Melissa Medeiros Braz, Bianca Ineu Kelling, Guilherme Tavares de Arruda, Joana Hasenack Stallbaum

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de investigar a prevalência e as características de várias ordens da constipação intestinal entre idosas. É uma pesquisa do tipo observacional. Foram entrevistadas 50 idosas com idade acima de 60 anos. A partir deste estudo, observou-se alta prevalência de constipação intestinal, tendo como sintomas mais relatados a sensação de evacuação incompleta (58%) e a sensação de obstrução anorretal (46%). Estes dados apontam para a importância do cuidado a essas mulheres, a fim de evitar consequentes mal-estares no cotidiano, prejudicando sua qualidade de vida.

 


Palavras-chave


Constipação intestinal; Idosas; Promoção à Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p381-395

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.