Uso do tempo de um grupo de idosos do município de São Carlos (SP), Brasil.

Autores

  • Maria Luisa Guillaumon Emmel Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Luiza Oliva Paganelli Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Gustavo Trindade Valio Departamento de Engenharia de Materiais. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p421-442

Palavras-chave:

Uso do tempo, Idoso, Terapia Ocupacional.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o uso do tempo de pessoas idosas utilizando-se um Diário de Atividades. A amostra foi composta por 51 idosos do município de São Carlos (SP), Brasil, que frequentavam programas para a terceira idade. Verificou-se que a maioria do tempo dos idosos foi gasto com Atividades de Vida Diária e Vida Prática (70%) e Atividades de Lazer (24%). A maioria das atividades foi desempenhada pelos idosos sozinhos e em casa. As atividades foram apontadas como satisfatórias e significativas pela amostra.

 

Biografia do Autor

Maria Luisa Guillaumon Emmel, Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Professora Associada 4, do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Luiza Oliva Paganelli, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: paganelli.luiza@gmail.com

Gustavo Trindade Valio, Departamento de Engenharia de Materiais. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Departamento de Engenharia de Materiais. Área: desenvolvimento tecnológico.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Emmel, M. L. G., Paganelli, L. O., & Valio, G. T. (2015). Uso do tempo de um grupo de idosos do município de São Carlos (SP), Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 421–442. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p421-442

Edição

Seção

Artigos