Associação entre depressão, medo de cair e mobilidade em idosos residentes em uma comunidade

Graziela Morgana Silva Tavares, Maurício Santa Pires, Pâmela Pissolato Schopf, Vanusa Manfredini, Jacqueline da Costa Escobar Piccoli, Maria Gabriela Valle Gottlieb

Resumo


A queda bem como a depressão são causas importantes para a perda de autonomia e independência funcional de indivíduos idosos. O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre depressão, ansiedade, medo de cair de e mobilidade de idosos residentes em uma comunidade. Foram coletados dados de identificação, antropométricos, ansiedade (autorrelatada), medo de cair (autorrelatado) e pela escala de eficácia de quedas (FES-I), depressão (GDS 15) e histórico de quedas do último ano (HQA). A mobilidade foi avaliada através do Timed Up and Go test (TUG).  A amostra foi composta por 50 idosos com idade média de 74,5 (±6,7 anos). Os resultados mostraram que 32 (64%) indivíduos possuíam medo de cair e 21 (42%) relataram ter sofrido queda no último ano. Também foi evidenciada diferença estatisticamente significante nas variáveis de FES-I com o HQA (ρ= 0,05) e depressão com TUG (ρ= 0,001). A regressão binária logística mostrou que a depressão está associada com o pior desempenho no TUG teste (p<0,003). O presente estudo identificou alta prevalência do medo de cair nos idosos e associação significativa entre FES-I e HQA dos idosos. Além disso, foi encontrada associação entre TUG teste e depressão.

 


Palavras-chave


Idoso; Depressão; Ansiedade, Mobilidade, Quedas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p233-246

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.