Inteligência emocional: síntese de dois estudos empíricos

Autores

  • María Florencia Giuliani Docente Pesquisadora. Psicología, Department Member, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p55-70

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Velhice, Gênero

Resumo

A inteligência emocional estuda a capacidade de perceber, entender e refletir sobre as emoções. Sua estrutura conceitual fornece um conceito multidimensional e complexo que nos permite explorar de forma complete as variações de um conjunto de competências ao longo da vida. Este artigo revisa as principais teorias sobre o envelhecimento e apresenta os resultados de dois estudos empíricos, comparando diferentes faixas etárias em relações intra e interpessoais de inteligência emocional. Os resultados indicaram que adultos mais velhos têm recursos mais desenvolvidos do que os adultos jovens, dispõem de mais recursos e capacidades para compreender e expressar suas emoções e para reconhecer as dos outros. Além disso, os idosos demonstraram uma maior auto-eficácia para reparar os seus humores e regular as emoções em contextos de conflito interpessoal. Estes achados estão de acordo com o background. Introduzimos algumas propostas para futuras pesquisas e para a concepção de dispositivos de intervenção de uma perspectiva positiva em matéria de envelhecimento.

Como Citar

Giuliani, M. F. (2016). Inteligência emocional: síntese de dois estudos empíricos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial20), 55–70. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p55-70