O papel dos objetivos de vida no envelhecimento bem-sucedido

Autores

  • María Florencia Giuliani Licenciada en Psicología. Docente de grado y posgrado e Investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Integrante del Grupo de Investigación en Evaluación Psicológica. Docente en cursos de promoción de calidad de vida para adultos mayores.
  • Corina Soliverez Licenciada en Psicología. Docente de grado y posgrado e Investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Integrante del Grupo de Investigación en Evaluación Psicológica. Docente en cursos de promoción de calidad de vida para adultos mayores.
  • Lucía Perez Licenciada en Psicología. Argentína.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p121-132

Palavras-chave:

Objetivos, Velhice, Juventude, Auto-Regulação

Resumo

Objetivos pessoais são representações mentais conscientes de estados que uma pessoa deseja alcançar, manter ou evitar no futuro. Metas são importantes em todas as fases da vida e, precisamente na velhice, proporcionando significado para o nosso caminho evolutivo, e orientação para um futuro desejado. O objetivo deste artigo é explicar o conceito de objetivos de vida, a sua importância na vida das pessoas e sua evolução ao longo do tempo. Vamos analisar as principais teorias sobre as mudanças e os mecanismos de auto-regulação de objetivos. Finalmente, vamos apresentar os resultados empíricos de uma pesquisa realizada em Mar del Plata, Argentina, em que o conteúdo e a direção de objetivos de vida, em diferentes faixas etárias, foram exploradas. Os resultados indicam que os adultos, jovens e pessoas mais velhas, têm objetivos profissionais e interpessoais diferentes. Embora em ambos os grupos muitos objetivos estejam concentrados em alcançar algo novo, idosos superam o outro grupo na proporção de metas voltadas para a manutenção, o que coincide com teorias diferentes. Estes dados podem orientar futuras ações comunitárias com este grupo etário.

Como Citar

Giuliani, M. F., Soliverez, C., & Perez, L. (2016). O papel dos objetivos de vida no envelhecimento bem-sucedido. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial20), 121–132. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p121-132