Oficinas de Psicologia com idosos e as possibilidades de ressignificações do presente e futuro

Autores

  • Paulo Victor Bezerra Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Assis. Assis (SP), Brasil.
  • Talita Baldin Psicologia. Universidade Federal Fluminense.
  • José Sterza Justo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Assis. Assis, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p433-455

Palavras-chave:

Envelhecimento, Teatro, Fotografia.

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma intervenção realizada junto a um grupo de 15 mulheres com idades entre 60 e 85 anos, organizado pelo Departamento de Psicologia da UNICENTRO em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa do município de Irati, situado na região centro-sul do Estado do Paraná, Brasil. A partir de discussões sobre tempo, experiência de vida e valores existenciais, as atividades propostas favoreceram a irrupção de novas expectativas e projetos de vida, assim como a conscientização das participantes como protagonistas de suas existências.

 

Biografia do Autor

Paulo Victor Bezerra, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Assis. Assis (SP), Brasil.

Psicólogo; Professor colaborador junto ao Departamento de Psicologia de Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2012-2014); Doutor em Psicologia e Sociedade na Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Assis. Assis (SP), Brasil.

 

Talita Baldin, Psicologia. Universidade Federal Fluminense.

Psicóloga, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, PR, Brasil. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

 

José Sterza Justo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Assis. Assis, SP, Brasil.

Professor Livre-Docente da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Assis. Assis, SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma faculdade.

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Bezerra, P. V., Baldin, T., & Justo, J. S. (2015). Oficinas de Psicologia com idosos e as possibilidades de ressignificações do presente e futuro. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 433–455. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p433-455

Edição

Seção

Relato de Experiência