A idade é fator de risco de desnutrição em idosos institucionalizados?

Autores

  • Isabella Reis Praça Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.
  • Bruno Sousa Lopes Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.
  • Lucy Gomes Vianna Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.
  • Clayton F. Moraes Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p353-360

Palavras-chave:

Idosos institucionalizados, Avaliação nutricional, Desnutrição.

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar se a idade pode ser um fator de risco de desnutrição em idosos independentes de uma Instituição de Longa Permanência na cidade de Sobradinho (DF). Os dados foram coletados em 24 idosos independentes e separaram-se dois grupos: um com idades entre 60 e 79, e o outro com idades acima de 80 anos. Utilizou-se a Mini-Avaliação Nutricional (MAN), composta por 18 itens divididos em: triagem (ingesta alimentar, peso, índice de massa corporal (IMC), mobilidade, problemas neurológicos) e avaliação global (uso de medicações, existência de lesões de pele, tipos de refeição e qualidade, perimetria do braço e panturrilha). O critério de exclusão foi o de ser dependente ou acamado. Como resultados, encontraram-se os seguintes dados: 2 idosos (16,7%) acima de 80 anos e 3 idosos (25%) com idades entre 60 e 79 anos com risco de desnutrição; 10 (83,3%) acima de 80 anos e 9 (75%) com idade entre 60 e 79 anos sem risco. Conclusões: Por meio destes resultados, foi possível verificar que a idade avançada não é fator de risco para o desenvolvimento de desnutrição em idosos institucionalizados.

 

Biografia do Autor

Isabella Reis Praça, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.

Nutricionista, mestranda em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil. (Realizadora do trabalho).

 

Bruno Sousa Lopes, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.

Fisioterapeuta, mestrando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil. (Revisor do trabalho).

 

Lucy Gomes Vianna, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

Médica. Professora titular de Clínica Médica da Universidade de Brasília (UnB) (aposentada). Docente, Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

Clayton F. Moraes, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil.

Médico, Docente, Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF), Brasil. 

 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Praça, I. R., Lopes, B. S., Vianna, L. G., & Moraes, C. F. (2015). A idade é fator de risco de desnutrição em idosos institucionalizados?. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 353–360. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p353-360

Edição

Seção

Artigos