Prevenção e Promoção de Saúde Bucal no Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual: Descrição teórica e prática.

Autores

  • Cláudia Lopes Carvalho Fonoaudiologia, no Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.
  • Leila Regina de Castro Educação Física. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.
  • Maria Alayde Lanari Fernandes Fonoaudiologia. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p85-106

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde bucal, Gerontologia, Deficiência Intelectual.

Resumo

O envelhecimento da pessoa com Deficiência Intelectual (DI) revela-se cenário propício para a implementação de medidas de prevenção e promoção de saúde. Sabe-se que o planejamento e o desenvolvimento de ações em prol da saúde corroboram para o aumento da longevidade e favorecem o bem-viver da pessoa idosa. Esse artigo compartilha um relato de experiência voltado à elaboração de um Programa de Prevenção e Promoção de Saúde Bucal para pessoas com DI adultas e idosas. Participaram deste Programa 100 pessoas com idade mínima de 37 anos e máxima de 65, com diferentes etiologias. Após o desenvolvimento dessas ações, foi possível verificar a adesão às estratégias utilizadas com transferência para a prática cotidiana.

 

Biografia do Autor

Cláudia Lopes Carvalho, Fonoaudiologia, no Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. MBA em Gestão Estratégica da Saúde, pela UGF/SP. Especialista em Fonoaudiologia com ênfase em neurolinguística, pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimoramento em Gerontologia, pelo Hospital do Servidor de São Paulo. Atua como fonoaudióloga, no Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Leila Regina de Castro, Educação Física. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEFJ). MBA em Gestão Estratégica no Terceiro Setor pela FMU. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. Curso de Atualização em Gerontologia, pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo – Hospital das Clínicas (FMUSP/HC). Experiência de 25 anos em Deficiência Intelectual e cinco anos com o envelhecimento deste público.

 

Maria Alayde Lanari Fernandes, Fonoaudiologia. Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Fonoaudióloga. Especialista em Fonoaudiologia, Universidade de São Paulo. Atua como fonoaudióloga, no Serviço de Apoio ao Envelhecimento da APAE DE SÃO PAULO (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Carvalho, C. L., Castro, L. R. de, & Fernandes, M. A. L. (2016). Prevenção e Promoção de Saúde Bucal no Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual: Descrição teórica e prática. Revista Kairós-Gerontologia, 19(2), 85–106. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p85-106

Edição

Seção

Artigos