Efeitos da hidrocinesioterapia na sintomatologia menopáusica e qualidade de vida.

Autores

  • Eliane Araújo de Oliveira Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
  • Pryscilla Dyanna Cavalcanti de Oliveira Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
  • Suellen Marinho Andrade Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p377-389

Palavras-chave:

Menopausa, Qualidade de Vida, Hidrocinesioterapia.

Resumo

Este estudo analisou os benefícios da hidrocinesioterapia na melhora sintomatológica e qualidade de vida na menopausa. Os dados apontaram sintomas menopáusicos moderados em 53,8% das participantes na pré-intervenção, com redução para 15,4% após a intervenção. Em relação à qualidade de vida, houve aumento da média em todos os domínios. Pode-se inferir, portanto, que a hidrocinesioterapia é eficaz na melhoria dos sintomas menopáusicos e da qualidade de vida na menopausa.

Palavras-chave: Menopausa; Qualidade de Vida; Hidrocinesioterapia.

Biografia do Autor

Eliane Araújo de Oliveira, Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Eliane Araújo de Oliveira - Doutora em Actividad Física y Salud.  Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

E-mail: elianeao@gmail.com

Pryscilla Dyanna Cavalcanti de Oliveira, Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Pryscilla Dyanna Cavalcanti de Oliveira – Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

E-mail: pryscilla_cavalcanti@hotmail.com

Suellen Marinho Andrade, Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Suellen Marinho Andrade - Doutora em Psicologia Social. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

E-mail: suellenandrade@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Oliveira, E. A. de, Oliveira, P. D. C. de, & Andrade, S. M. (2015). Efeitos da hidrocinesioterapia na sintomatologia menopáusica e qualidade de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 377–389. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p377-389

Edição

Seção

Artigos