Possibilidades e potencialidades de uma vida saudável e produtiva na velhice

Autores

  • Maria Elci Spaccaquerche Barbosa Psicologia Social. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Irene Pereira Gaeta Arcuri Psicologia. Universidade Paulista,UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p405-408

Palavras-chave:

Possibilidades, Potencialidades, Velhice.

Resumo

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de 74,8 anos. O número mais que dobrou desde os anos 1930. O aumento previsto por muitos cientistas para os próximos anos, no entanto, pode ser muito mais rápido e impactante. Em um período curto, chegar aos 120 anos pode ser algo simples.

Antes de qualquer coisa quando falamos em velhice devemos pensar em termos de processo, em ciclo da vida: a velhice não é um fato estático; é o resultado e o prolongamento de um processo. É um aprender a metamorfosear. 

Biografia do Autor

Maria Elci Spaccaquerche Barbosa, Psicologia Social. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Elci Spaccaquerche Barbosa – Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Educacional, com ênfase em Orientação Profissional - presencial e on line, Orientação de Carreira; e Psicologia Analítica, de C. G. Jung. Atua principalmente nos seguintes temas: Orientação Profissional e de Carreira, Coaching, e Supervisão e Análise em Psicoterapia Junguiana.   

Irene Pereira Gaeta Arcuri, Psicologia. Universidade Paulista,UNIP.

Irene  Pereira Gaeta Arcuri  - Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Mestre em Gerontologia (PUC-SP). Analista Junguiana, IJUSP/AJB. Atualmente é docente titular orientadora/Supervisora na disciplina: Práticas Psicológicas em Contextos Específicos estágio Intervenção Psicoeducativa - Oficina de Criatividade no CPA Centro de Psicologia Aplicada de Ciências Humanas - Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Coordenadora e supervisora clínica dos cursos de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana; e Recursos Corporais e Artísticos; Jung & Corpo e Psicogerontologia, na UNIP. Atua na clínica como psicoterapeuta junguiana, atendendo adolescentes e adultos.

E-mail: iarcuri@uol.com.br

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Barbosa, M. E. S., & Arcuri, I. P. G. (2015). Possibilidades e potencialidades de uma vida saudável e produtiva na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 405–408. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p405-408

Edição

Seção

Resenha