Promoção da saúde e integralidade na atenção ao idoso: uma realidade brasileira?

Autores

  • Jocielma dos Santos de Mesquita Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.
  • Maria Liana Rodrigues Cavalcante Enfermagem.Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde da UVA, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p227-238

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Envelhecimento, Integralidade.

Resumo

Pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as produções científicas nacionais abordando a atenção nos serviços de saúde ao indivíduo no seu processo de envelhecer, nas bases de dados LILACS, CIDSAÚDE, SCIELO, MEDLINE, a partir dos descritores: Promoção da saúde, Envelhecimento, Integralidade, visto que os programas oferecidos ao idoso nas unidades de saúde não priorizam uma visão holística, mas apenas patologias específicas. O material analisado aponta as dificuldades que os profissionais enfrentam no dia a dia no atendimento ao idoso; observa-se que ainda é muito forte o modelo de atenção biológico, fragmentado, sendo um desafio para a saúde pública.

 

Biografia do Autor

Jocielma dos Santos de Mesquita, Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

 

Maria Liana Rodrigues Cavalcante, Enfermagem.Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

 

Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde da UVA, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde, Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado em Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), e do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora adjunta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente está na Direção do Centro de Ciências da Saúde da UVA.

 

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Mesquita, J. dos S. de, Cavalcante, M. L. R., & Freitas, C. A. S. L. (2016). Promoção da saúde e integralidade na atenção ao idoso: uma realidade brasileira?. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 227–238. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p227-238

Edição

Seção

Artigos