Desempenho nas atividades básicas da vida diária de idosos em Atenção Domiciliar na Estratégia Saúde da Família

Emanoel Avelar Muniz, Monalisa Frota dos Santos Aguiar, Maria da Conceição Coelho Brito, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Andréa Carvalho Araújo Moreira, Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo

Resumo


O objetivo deste estudo é descrever o perfil sociodemográfico e de saúde, além dodesempenho nas Atividades Básicas de Vida Diária de idosos em Atenção Domiciliar, na Estratégia Saúde da Família de Sobral, Ceará, Brasil. Estudo transversal com caráter quantitativo descritivo feito com 62 idosos. De acordo com o índice de Katz, a dependência parcial prevaleceu em 29 idosos acometidos (46,7%). Os resultados reforçam a importância de potencializar a autonomia e independência dos idosos.

 


Palavras-chave


Assistência Domiciliar; Saúde do Idoso; Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p133-146

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.