Relações entre equilíbrio, força muscular, mobilidade funcional, medo de cair e estado nutricional de idosos da comunidade

Autores

  • Fábio Marcon Alfieri Fisioterapia. Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Natália Oliveira Vargas e Silva Educação Física. Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Nyvian Alexandre Kutz Nutrição humana Aplicada. USP.
  • Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro Nutrição.Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p147-165

Palavras-chave:

Envelhecimento, Força muscular, Estado nutricional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre equilíbrio, força muscular, mobilidade funcional, medo de cair e estado nutricional de idosos da comunidade. Participaram do estudo descritivo transversal 43 idosos saudáveis da comunidade. Os voluntários foram avaliados quanto à mobilidade funcional (Timed Up and Go), medo de quedas (Escala Internacional de Eficácia de Quedas), força muscular de membros inferiores (Dinamometria), estado nutricional (Mini-Avaliação Nutricional e Recordatório de 24 horas) e classificação socioeconômica.

Biografia do Autor

Fábio Marcon Alfieri, Fisioterapia. Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da graduação em Fisioterapia e docente e coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). (Idealizador do trabalho, revisor do trabalho).

 

Natália Oliveira Vargas e Silva, Educação Física. Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Profissional de Educação Física, Mestre em Ciências e Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da graduação em Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). (Executora, revisora do trabalho).

 

Nyvian Alexandre Kutz, Nutrição humana Aplicada. USP.

Nutricionista pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Mestranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). (Executora, revisora do trabalho).

Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, Nutrição.Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Nutricionista pela Universidade Bandeirantes de São Paulo. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da graduação em Nutrição e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). (Idealizadora do trabalho, revisora).

 

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Alfieri, F. M., Silva, N. O. V. e, Kutz, N. A., & Salgueiro, M. M. H. de A. de O. (2016). Relações entre equilíbrio, força muscular, mobilidade funcional, medo de cair e estado nutricional de idosos da comunidade. Revista Kairós-Gerontologia, 19(2), 147–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p147-165

Edição

Seção

Artigos