A simbologia da música erudita aplicada a utentes institucionalizados

Autores

  • Maria Helena Fernandes Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p09-28

Palavras-chave:

Animação Sociocultural, Utentes institucionalizados, Música Erudita.

Resumo

O presente artigo analisa a importância da música erudita aplicada em atividades de animação a utentes institucionalizados com doenças crónicas, degenerativas e distúrbios psiquiátricos. Privilegiou-se o método qualitativo, por meio da observação e do estudo exploratório. Verificou-se que a audição da música erudita pode potenciar aptidão pela música como forma terapêutica e, ainda, proporcionar um elo comunicativo das emoções e substituição de palavras.

 

Biografia do Autor

Maria Helena Fernandes, Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, Portugal.

Mestre em Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa, Portugal. Pós-Graduação em Criminologia e Reinserção, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, Portugal. Licenciada em Animação Educativa e Sociocultural, Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal. Experiência profissional com idosos e estágios de intervenção com crianças, jovens e idosos. Frequentou diferentes workshops e formações em Arteterapia. Possui o curso de Educação pela Arte e outras áreas relacionadas com a Educação, Arte e Terapias Alternativas. 

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Fernandes, M. H. (2016). A simbologia da música erudita aplicada a utentes institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 09–28. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p09-28

Edição

Seção

Artigos