Saúde e Novas Tecnologias – focos em um olhar sobre o Envelhecimento e a Velhice

Autores

  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Gerontologia, PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante PUC-SP, Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p01-07

Palavras-chave:

Saúde e Novas Tecnologias, Editorial 18(1), Envelhecimento.

Resumo

O título deste Editorial relativo ao número 18(1), da revista Kairós Gerontologia, filiada à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS/PUC-SP), nos diz do foco privilegiado pelos 25 trabalhos publicados neste volume, os quais mostram o desenvolvimento de novos saberes por parte de múltiplos profissionais do campo da saúde (médicos, enfermeiros, cuidadores, psicólogos, nutricionistas, dentre outros), na sua relação interdisciplinar com as questões do segmento idoso. Assim como nos diz do foco nos benefícios que as novas tecnologias trazem ao cotidiano das pessoas longevas.

Cabe, de início, destacar que, este número traz, além de trabalhos advindos das mais diversos estados brasileiros (PR, BA, SP, DF, TO, RS, PB), trabalhos de autores estrangeiros (Portugal), o que é sempre muito valioso, dado que nossa revista é pensada como veículo de difusão de conhecimentos produzidos em outros países. A leitura de nossa revista por pessoas do exterior justifica o esforço que estamos empreendendo para, em breve, ela se internacionalizar. Internacionalização é, aqui, entendida, não no sentido de acolher e veicular trabalhos em inglês apenas, tomado este como língua franca, mas a veiculação on line de trabalhos em formato trilíngue, bilíngue ou mesmo monolíngue – ou seja, a possibilidade de atender - solidariamente - a todos os que desejarem publicar os resultados de suas pesquisas em língua que estiver a seu alcance. Esta é nossa meta a ser cumprida a partir de 2016.

Os trabalhos deste volume mostram uma tendência quanto à parceria de mais de dois articulistas em um mesmo artigo, muitos filiados a áreas diferentes, assim como a Universidades diferentes, o que atesta redes de conhecimentos que se estão instituindo entre áreas do conhecimento diversas e entre instituições também diversas.

Biografia do Autor

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Gerontologia, PUC-SP

Editoria-científica da Revista Kairós Gerontologia. Docente, Pesquisadora, Orientadora, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. filiada ao Departamento de Linguística, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, da PUC-SP.

Elisabeth Frohlich Mercadante, PUC-SP, Gerontologia.

Pesquisadora do Programa de Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Lodovici, F. M. M., & Mercadante, E. F. (2015). Saúde e Novas Tecnologias – focos em um olhar sobre o Envelhecimento e a Velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 01–07. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p01-07

Edição

Seção

Editorial