Apropriação e uso de novas tecnologias por idosos portugueses de uma Universidade Sénior

Autores

  • Bruna Giovanna Buesso da Silva Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis.
  • Mariele Rodrigues Correa Departamento de Psicologia Social e Educacional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis.
  • António M. Fonseca Universidade Católica do Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p49-70

Palavras-chave:

Internet, Universidade da Terceira Idade, Sociabilidade.

Resumo

O presente texto relata uma pesquisa realizada junto a idosos portugueses, com o objetivo de investigar as influências e ressonâncias do aprendizado de informática na sociabilidade dos mesmos. Foram feitas entrevistas com seis idosos participantes do curso de Internet, da Universidade Sénior Contemporânea, na cidade do Porto, em Portugal. Os dados da pesquisa apontam para uma problematização dos vínculos na atualidade, no sentido de atentar para os impactos da internet nos processos de subjetivação nas diferentes idades da vida.  

Palavras-chave: Internet; Universidade da Terceira Idade; Sociabilidade.

Biografia do Autor

Bruna Giovanna Buesso da Silva, Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis.

Aluna do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis. E-mail: brunabuesso@yahoo.com.br

Mariele Rodrigues Correa, Departamento de Psicologia Social e Educacional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia Social e Educacional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis.

 

António M. Fonseca, Universidade Católica do Porto, Portugal.

António M. Fonseca - Professor Associado da Universidade Católica do Porto, Portugal.

E-mail: afonseca@porto.ucp.pt

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Silva, B. G. B. da, Correa, M. R., & Fonseca, A. M. (2016). Apropriação e uso de novas tecnologias por idosos portugueses de uma Universidade Sénior. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 49–70. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p49-70

Edição

Seção

Artigos