Avaliação da farmacoterapia empregada em residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

Jackeline de Souza Alecrim, Josiane Marcia de Castro, Ruggero Zalla Neto, Gilmar Machado Miranda, Rodrigo Nascimento Alves, Gulnara Patricia Borja-Cabrera, Ana Flavia Sousa Chagas, Aline Guimarães Vaz, Giselle Cristina Andrade Pereira, Heluana Ruas

Resumo


O fenômeno das interações medicamentosas constitui na atualidade um dos temas mais importantes relacionados ao consumo de medicamentos. O uso concomitante de fármacos principalmente entre os idosos é o principal fator envolvido em reações de interferência mútua de ações farmacológicas e toxicológicas, podendo resultar em inúmeros efeitos indesejáveis e até mesmo potencialmente perigosos. O presente estudo tem por objetivo analisar prescrições de residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, sendo que as informações foram coletadas por meio do cartão de medicação que continha a relação dos medicamentos utilizados por cada paciente. Dessa forma, foi realizada uma avaliação farmacoterapêutica dos medicamentos prescritos, descrevendo-se as interações prevalentes, possíveis reações adversas e os fármacos inadequadamente indicados para essa população. Os dados obtidos após a realização do presente estudo podem ser considerados preocupantes, já que 91% das prescrições apresentavam pelo menos uma interação medicamentosa. Transformar essa prática de erros consecutivos acerca das prescrições é uma tarefa difícil, mas não impossível, que exige empenho e capacitação por parte dos profissionais envolvidos na promoção da saúde e na prevenção de agravos.

Palavras-chave: Idosos; Interações de Medicamentos; Polimedicação.


Palavras-chave


Idosos; Interações de Medicamentos; Polimedicação.

Texto completo:

PDF PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p113-133

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.