Avaliação da farmacoterapia empregada em residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

Autores

  • Jackeline de Souza Alecrim Saúde Pública, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.
  • Josiane Marcia de Castro Enfermagem, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.
  • Ruggero Zalla Neto Farmácia, Engenharias e Psicologia, da Faculdade Pitágoras em Jundiaí, SP
  • Gilmar Machado Miranda Farmácia, Faculdade Pitágoras e Unileste, MG
  • Rodrigo Nascimento Alves Fisioterapia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.
  • Gulnara Patricia Borja-Cabrera Medicina, Universidade UNIVALE, MG.
  • Ana Flavia Sousa Chagas Farmácia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.
  • Aline Guimarães Vaz Farmácia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.
  • Giselle Cristina Andrade Pereira Enfermagem, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.
  • Heluana Ruas Farmácia, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p113-133

Palavras-chave:

Idosos, Interações de Medicamentos, Polimedicação.

Resumo

O fenômeno das interações medicamentosas constitui na atualidade um dos temas mais importantes relacionados ao consumo de medicamentos. O uso concomitante de fármacos principalmente entre os idosos é o principal fator envolvido em reações de interferência mútua de ações farmacológicas e toxicológicas, podendo resultar em inúmeros efeitos indesejáveis e até mesmo potencialmente perigosos. O presente estudo tem por objetivo analisar prescrições de residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, sendo que as informações foram coletadas por meio do cartão de medicação que continha a relação dos medicamentos utilizados por cada paciente. Dessa forma, foi realizada uma avaliação farmacoterapêutica dos medicamentos prescritos, descrevendo-se as interações prevalentes, possíveis reações adversas e os fármacos inadequadamente indicados para essa população. Os dados obtidos após a realização do presente estudo podem ser considerados preocupantes, já que 91% das prescrições apresentavam pelo menos uma interação medicamentosa. Transformar essa prática de erros consecutivos acerca das prescrições é uma tarefa difícil, mas não impossível, que exige empenho e capacitação por parte dos profissionais envolvidos na promoção da saúde e na prevenção de agravos.

Palavras-chave: Idosos; Interações de Medicamentos; Polimedicação.

Biografia do Autor

Jackeline de Souza Alecrim, Saúde Pública, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Jackeline de Souza Alecrim - Farmacêutica.Especialista em Saúde Pública, Faculdade Pitágoras, Ipatinga, MG. Especialista  em Cosmetologia Avançada e Produtos Naturais (AVM Educacional Ltda), AE_PPROV, Brasil). Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

E-mail: jackelinealecrimfar@hotmail.com

Josiane Marcia de Castro, Enfermagem, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Josiane Marcia de Castro - Enfermeira. Especialista em Saúde da Família, UFMG, Docência em Saúde, FMTM, Rede de Atenção dos Serviços de Saúde, FIOCRUZ. Mestre em Gestão Integrada do Território, UNIVALE. Docente da Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

E-mail: josianem@pitagoras.com.br

Ruggero Zalla Neto, Farmácia, Engenharias e Psicologia, da Faculdade Pitágoras em Jundiaí, SP

Ruggero Zalla Neto - Farmacêutico. Pós-Graduação Lato Sensu em Farmácia Homeopática pelo Instituto Lamasson, Ribeirão Preto, SP, e Stricto Sensu em Imunopatologia pela Universidade Paulista, São Paulo, SP. Docente do Curso de Graduação de Farmácia, Engenharias e Psicologia na Faculdade Pitágoras em Jundiaí, SP. Docente da Pós-Graduação pela UNASP e SENAC e ICTQ. 

Gilmar Machado Miranda, Farmácia, Faculdade Pitágoras e Unileste, MG

Gilmar Machado Miranda - Farmacêutico com Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas, UFMG. Mestre em Ciências Farmacêuticas, UFMG. Perito Criminal da Polícia Civil de Minas Gerais. Docente Faculdade Pitágoras e Pós-Graduação na Unileste, MG. 

Rodrigo Nascimento Alves, Fisioterapia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Rodrigo Nascimento Alves - Fisioterapeuta. Mestre em Ciências do Esporte, UFMG. Docente e Coordenador Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.  

E-mail: rodrigoal@pitagoras.com.br

Gulnara Patricia Borja-Cabrera, Medicina, Universidade UNIVALE, MG.

Gulnara Patricia Borja-Cabrera - Médica e Cirurgiã da Universidade Central do Equador (Quito, 1983), Mestrado e Doutorado em Patologia da UFF. Pós-Doutorado da UFJR e da UFMG. Professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2010). Delegada pela Presidente da República do Equador para o Conselho de avaliação, acreditação e garantia de qualidade do ensino superior (CEAACES). Docente na Universidade UNIVALE, MG, Mestre em Gestão Integrada do Território e Diretora Técnica dos Laboratórios de Microbiologia e Centro de Imunologia.

E-mail: gulnaraborja@yahoo.com.br

Ana Flavia Sousa Chagas, Farmácia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Ana Flavia Sousa Chagas - Farmacêutica Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Aline Guimarães Vaz, Farmácia, Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Aline Guimarães Vaz - Farmacêutica Faculdade Pitágoras Ipatinga, MG.

Giselle Cristina Andrade Pereira, Enfermagem, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Giselle Cristina Andrade Pereira - Enfermeira. Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Docente do Curso de Graduação, do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Heluana Ruas, Farmácia, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Graduanda do Curso de Graduação em Farmácia, do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI/ULBRA. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Alecrim, J. de S., Castro, J. M. de, Neto, R. Z., Miranda, G. M., Alves, R. N., Borja-Cabrera, G. P., Chagas, A. F. S., Vaz, A. G., Pereira, G. C. A., & Ruas, H. (2016). Avaliação da farmacoterapia empregada em residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 113–133. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p113-133

Edição

Seção

Artigos