Descrição dos sintomas de Ansiedade e Depressão em idosos institucionalizados no interior da Bahia, Brasil

Autores

  • Jamília Brito Gomes Psicologia. Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, BA.
  • Luciana Araújo dos Reis Fisioterapia. Docente Titular do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, BA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p175-191

Palavras-chave:

Idosos institucionalizados, Ansiedade, Depressão.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os níveis de ansiedade e de depressão em uma população de idosos institucionalizados em municípios do interior do estado da Bahia, Brasil. Os resultados indicaram idosos com algum tipo de dor, sintomas de depressão leve e moderada, e frequentes sintomas de ansiedade. Sugere-se, então, um olhar diferenciado das políticas públicas, da família, e dos profissionais que atuam nas instituições de longa permanência, com o intuito de contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Palavras-chave: Idosos institucionalizados; Ansiedade; Depressão.

Biografia do Autor

Jamília Brito Gomes, Psicologia. Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, BA.

Jamília Brito Gomes – Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo Núcleo Interdisciplinar de estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano.

E-mail: jamiliabritopsi@gmail.com

Luciana Araújo dos Reis, Fisioterapia. Docente Titular do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, BA.

Luciana Araújo dos Reis – Fisioterapeuta. Pós-Doutoramento em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva. Docente Titular do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano.

E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Gomes, J. B., & Reis, L. A. dos. (2016). Descrição dos sintomas de Ansiedade e Depressão em idosos institucionalizados no interior da Bahia, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 175–191. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p175-191

Edição

Seção

Artigos