Percepção de idosos com comprometimento da capacidade funcional acerca do suporte familiar

Autores

  • Luciana Araújo dos Reis Fisioterapia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Filiada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Faculdade Independente do Nordeste. Jequié, BA.
  • Leny Alves Bonfim Trad Psicologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Jequié, BA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p175-189

Palavras-chave:

Idoso, Família, Atividades cotidianas, Suporte familiar, Percepção.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a percepção de idosos com comprometimento da capacidade funcional, sobre o suporte familiar a eles concedido. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, realizada em unidades de saúde, em Jequié, BA, junto a 12 idosos com comprometimento da capacidade funcional. O estudo foi orientado com base em duas categorias, analisadas por meio da análise de conteúdo: comprometimento da capacidade funcional e acepção dos idosos sobre o suporte familiar.

Palavras-chave: Idoso; Família; Atividades cotidianas; Suporte familiar; Percepção.

Biografia do Autor

Luciana Araújo dos Reis, Fisioterapia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Filiada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Faculdade Independente do Nordeste. Jequié, BA.

Luciana Araújo dos Reis - Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fisioterapeuta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Filiada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Faculdade Independente do Nordeste. Jequié, BA.

E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br

Leny Alves Bonfim Trad, Psicologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Jequié, BA.

Leny Alves Bonfim Trad - Pós-doutorado em Antropologia da Saúde na Universitat Lumière, Lyon. Doutorado em Ciências Sociais e da Saúde pela Universidad de Barcelona. Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada ao Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Jequié, BA.

E-mail: trad@ufba.br

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Reis, L. A. dos, & Trad, L. A. B. (2016). Percepção de idosos com comprometimento da capacidade funcional acerca do suporte familiar. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 175–189. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p175-189