Demografia, envelhecimento e saúde: uma análise ao interior de Portugal.

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Administração da Saúde, Universidade de Lisboa, ULISBOA, Portugal. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p133-154

Palavras-chave:

Demografia, Saúde, Envelhecimento ativo.

Resumo

As mudanças na sociedade moderna e a melhoria das condições de vida e da pesquisa no campo científico e tecnológico tiveram impactos na saúde com a melhoria das condições de vida. Este panorama aumentou a esperança de vida e produziu um efeito imediato que foi o envelhecimento da população. No presente artigo, apresenta-se um caso prático das alterações demográficas, envelhecimento e efeitos na saúde numa região do interior de Portugal.

Palavras-chave: Demografia; Saúde; Envelhecimento ativo. 

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Administração da Saúde, Universidade de Lisboa, ULISBOA, Portugal. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

Alexandre Morais Nunes – PHD em Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa.  Mestre em Administração da Saúde, Universidade de Lisboa, ULISBOA, Portugal. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

E-mail: alexandre_morais_nunes@hotmail.com; alexandre.nunes@ms.gov.pt

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Nunes, A. M. (2017). Demografia, envelhecimento e saúde: uma análise ao interior de Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 133–154. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p133-154

Edição

Seção

Artigos