A Musicoterapia no fortalecimento da comunicação entre os idosos institucionalizados

Autores

  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Psicologia. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI.
  • Leila Maria Sousa Santos Musicoterapia. UFPI, Universidade Federal do Piauí, Campus de Parnaíba, PI.
  • Edna de Brito Amaral Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI.
  • Anna Clara de Araújo Cardoso Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Fauston Negreiros Psicologia. Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p191-205

Palavras-chave:

Musicoterapia, Idosos institucionalizados, Comunicação.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar a musicoterapia como promotora do fortalecimento da comunicação entre os idosos institucionalizados de uma determinada Instituição de Longa Permanência do estado do Piauí. Utilizou-se a pesquisa-ação, como sendo o método intervencionista o qual permite a todos os envolvidos: o observar, a fim de se reunirem informações e se construir um cenário; o pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e, afinal, o agir, implementando e avaliando as ações. Os resultados mostraram que a musicoterapia entre idosos institucionalizados pode contribuir para o fortalecimento da comunicação, propiciando a sua socialização junto a profissionais e funcionários, além de consequentes sinais de recuperação da auto-estima. Assim, esses idosos descobrem, apesar da idade avançada, que habilidades e conhecimentos ainda podem ser adquiridos, como os de compor ou interpretar música, assim como verem estimulado seu exercício de habilidades físicas e mentais.

Palavras-chave: Musicoterapia; Idosos institucionalizados; Comunicação.

Biografia do Autor

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Psicologia. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI.

Ludgleydson Fernandes de Araújo - Psicólogo, Doutor em Psicologia, Universidade de Granada, Espanha, Mestre em Psicologia Social, Especialista em Gerontologia, UFPB, Professor Adjunto I, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Stricto Sensu) e Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI.

E-mail: ludgleydson@yahoo.com.br

Leila Maria Sousa Santos, Musicoterapia. UFPI, Universidade Federal do Piauí, Campus de Parnaíba, PI.

Leila Maria Sousa Santos - Musicoterapeuta, Professora Bolsista-UESPI, Especialista em Gerontologia Social, UFPI, Capacitada em Neuromúsica, Argentina.

Edna de Brito Amaral, Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI.

Edna de Brito Amaral - Graduada em Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus de Parnaíba, PI. Especialista em Gestão em Saúde, UESPI. Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia, Campus de Parnaíba, Av. São Sebastião, 2819, Parnaíba, PI, Brasil. CEP 64202-020.

Anna Clara de Araújo Cardoso, Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Anna Clara de Araújo Cardoso - Graduanda em Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. 

Fauston Negreiros, Psicologia. Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí.

Fauston Negreiros – Psicólogo. Professor Adjunto II do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Stricto Sensu) e do Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Araújo, L. F. de, Santos, L. M. S., Amaral, E. de B., Cardoso, A. C. de A., & Negreiros, F. (2016). A Musicoterapia no fortalecimento da comunicação entre os idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 191–205. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p191-205