Comunicação de acidente de trabalho do idoso através do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, NTEP

Autores

  • Yanna Gomes de Sousa Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.
  • Paulo Cesar de Medeiros Direito. Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Especialista em Direito Previdenciário.
  • Soraya Maria de Medeiros Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p273-282

Palavras-chave:

Nexo Técnico Epidemiológico, Trabalhador idoso, Previdência Social.

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar os benefícios que o Nexo Técnico Epidemiológico, NTEP proporciona ao trabalhador idoso no Brasil. Com relação ao NTEP, discorremos sobre sua definição e importância. Foi abordada também a proteção social para o trabalhador idoso, bem como de sua relevância para manutenção da qualidade de vida do idoso. Por todo o exposto, é oportuno reconhecer alguns temas novos abordados com a intenção de mostrar as medidas concedidas aos órgãos estatais diante das novas perspectivas de notificação acidentária, além de mostrar os reflexos da relação de emprego quando se trata do benefício acidentário.

Palavras-chave: Nexo Técnico Epidemiológico; Trabalhador idoso; Previdência Social.

Biografia do Autor

Yanna Gomes de Sousa, Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.

Yanna Gomes de Sousa - Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.

E-mail: yanna_gomes@yahoo.com.br

Paulo Cesar de Medeiros, Direito. Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Especialista em Direito Previdenciário.

Paulo Cesar de Medeiros - Advogado. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Especialista em Direito Previdenciário.

E-mail: paulo.adv11350@hotmail.com

Soraya Maria de Medeiros, Enfermagem. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.

Soraya Maria de Medeiros - Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Natal, RN, Brasil.

E-mail: sorayamaria_ufrn@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Sousa, Y. G. de, Medeiros, P. C. de, & de Medeiros, S. M. (2016). Comunicação de acidente de trabalho do idoso através do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, NTEP. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 273–282. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p273-282

Edição

Seção

Artigos