Percepção de cuidadores sobre o estado de saúde e envelhecimento de pessoas com Deficiência Intelectual, em São Paulo, Brasil. É diferente de população em geral?

Autores

  • Laura M. F. F. Guilhoto Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp e colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Maria Regina Leondarides Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Leila Leila Regina de Castro Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Simone Sena Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Cristina Almeida Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Daniela Karmeli Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Elizabete Macedo Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Juliana Righini Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Angela Alves Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Ester Tarandach Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Maria Fernanda Prezia Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.
  • Esper A. Cavalheiro Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p205-221

Palavras-chave:

Envelhecimento, Deficiência intelectual, Síndrome de Down, Cuidador, Questionário.

Resumo

Uma pesquisa foi realizada sobre mudanças observadas por cuidadores, durante os últimos cinco anos, em 195 pessoas com deficiência intelectual leve a moderada (idade 35-60 anos), nos seguintes domínios: atividades diárias, funções neurológicas e psíquicas. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0,05) entre os indivíduos com deficiência intelectual (com e sem síndrome de Down) e controles saudáveis com deterioração referida em todas as áreas.

Palavras-chave: Envelhecimento; Deficiência intelectual; Síndrome de Down; Cuidador; Questionário.

Biografia do Autor

Laura M. F. F. Guilhoto, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp e colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Médica neurologista. Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Medicina (Neurologia) pela FMUSP. Residência Médica em Neurologia Infantil e formação em Eletrencefalografia, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Fellowship em Neurofisiologia Clínica, no Rush Presbyterian St. Luke's Medical Center em Chicago, EUA. Pós-doutoramento no Children's Hospital Boston da Universidade de Havard. Atualmente é médica neurologista do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp e colaboradora da APAE DE SÃO PAULO. Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

E-mail: lauraguilhoto@apaesp.org.br; lauragui@gmail.com

Maria Regina Leondarides, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Maria Regina Leondarides - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

E-mail: lauraguilhoto@apaesp.org.br; lauragui@gmail.com

Leila Leila Regina de Castro, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Leila Regina de Castro - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Simone Sena, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Simone Sena - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Cristina Almeida, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Cristina Almeida - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Daniela Karmeli, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Daniela Karmeli - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Elizabete Macedo, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Elizabete Macedo - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Juliana Righini, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Juliana Righini - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Angela Alves, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Angela Alves - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Ester Tarandach, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Ester Tarandach - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Maria Fernanda Prezia, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Maria Fernanda Prezia - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Esper A. Cavalheiro, Colaboradora da APAE DE SÃO PAULO.

Esper A. Cavalheiro - Participante do Grupo de Estudos sobre a Vida Adulta e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual, formado pelas instituições A Alternativa, ADERE, ADID, APABEX, APAE DE SÃO PAULO, APOIE, AVAPE, CARPE DIEM, CHAVERIM, CIAM/ALDEIA DA ESPERANÇA, médicos, pesquisadores e representantes de familiares.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Guilhoto, L. M. F. F., Leondarides, M. R., Castro, L. L. R. de, Sena, S., Almeida, C., Karmeli, D., Macedo, E., Righini, J., Alves, A., Tarandach, E., Prezia, M. F., & Cavalheiro, E. A. (2016). Percepção de cuidadores sobre o estado de saúde e envelhecimento de pessoas com Deficiência Intelectual, em São Paulo, Brasil. É diferente de população em geral?. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 205–221. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p205-221

Edição

Seção

Artigos