Perfil da Mortalidade por Depressão em Idosos no Estado da Bahia

Autores

  • Patrícia Honório Silva Santos Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.
  • Érica Assunção Carmo Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.
  • Bárbara Santos Ribeiro Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.
  • Carine de Jesus Soares Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.
  • Maria Lydia Aroz D'Almeida Santana Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.
  • Eliane dos Santos Bomfim Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p245-256

Palavras-chave:

Mortalidade, Depressão, Idoso.

Resumo

O objetivo do estudo é descrever o perfil da mortalidade por depressão em idosos no estado da Bahia, no período de 2002 a 2012. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, que utilizou dados secundários do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. A taxa de mortalidade específica por depressão aumentou no período e a maioria dos óbitos ocorreu nos idosos do sexo feminino, com idade ≥80 anos, não brancos, com <4 anos de estudo e solteiros.

Palavras-chave: Mortalidade; Depressão; Idoso.

Biografia do Autor

Patrícia Honório Silva Santos, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Patrícia Honório Silva Santos - Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB) Integrante do Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

E-mail: patyhonorios@hotmail.com

Érica Assunção Carmo, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Érica Assunção Carmo - Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB) Integrante do Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

E-mail: eacarmo20@gmail.com

Bárbara Santos Ribeiro, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Bárbara Santos Ribeiro – Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Enfermagem e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB). Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

E-mail: barbara_ribeiro2@hotmail.com

Carine de Jesus Soares, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Carine de Jesus Soares – Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Enfermagem e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB).

E-mail: carineesoares@hotmail.com

Maria Lydia Aroz D'Almeida Santana, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Maria Lydia Aroz D'Almeida Santana – Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Enfermagem e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB). Graduada em Fisioterapia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

E-mail: marialydiasantana@gmail.com

Eliane dos Santos Bomfim, Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié.

Eliane dos Santos Bomfim – Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Mestra em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB). Graduada em Enfermagem, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII, Senhor do Bonfim (BA).

E-mail: elianebomfim17@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Santos, P. H. S., Carmo, Érica A., Ribeiro, B. S., Soares, C. de J., Santana, M. L. A. D., & Bomfim, E. dos S. (2016). Perfil da Mortalidade por Depressão em Idosos no Estado da Bahia. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 245–256. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p245-256

Edição

Seção

Artigos