Relações entre níveis de participação social, autoavaliação de saúde e satisfação com a vida em idosos de acordo com gênero

Autores

  • Juliana Martins Pinto Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.
  • Anita Liberalesso Neri Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p255-272

Palavras-chave:

Atividades sociais, Engajamento social, Envelhecimento.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a influência dos níveis de participação social na autoavaliação de saúde e satisfação com a vida em idosos. Os dados são oriundos do Estudo Fibra, um estudo transversal, multicêntrico, desenvolvido para investigar fragilidade, em uma amostra aleatória de pessoas com 65 anos ou mais, recrutadas em sete cidades brasileiras. Os resultados mostraram que diferentes atividades sociais e níveis de participação social desempenharam influências diversas sobre a autoavaliação de saúde e satisfação com a vida na velhice, e essas influências diferem entre os sexos.

Palavras-chave: Atividades sociais; Engajamento social; Envelhecimento.

Biografia do Autor

Juliana Martins Pinto, Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.

Juliana Martins Pinto - Programa de Pós-Graduação em Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.

E-mail: ju_fisio33@yahoo.com.br

Anita Liberalesso Neri, Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.

Anita Liberalesso Neri – Psicóloga. Docente colaboradora. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP.

E-mail: anitalbn@uol.com.br

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Pinto, J. M., & Neri, A. L. (2016). Relações entre níveis de participação social, autoavaliação de saúde e satisfação com a vida em idosos de acordo com gênero. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 255–272. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p255-272

Edição

Seção

Artigos