Idosos queimados assistidos em centro de referência para queimados, no Distrito Federal, Brasil, no período de 2002 a 2012

Autores

  • Rodrigo Vieira Silva Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal.
  • Carmelia Matos Santiago Reis Medicina: Dermatologia, Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal.
  • Alice Garbi Novaes Medicina, Universidade Católica de Brasília, UCB.
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Farmácia, Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p275-291

Palavras-chave:

Idoso, Queimadura, Letalidade, Epidemiologia.

Resumo

Objetivou-se analisar tipo, extensão, gravidade, tratamento, prognóstico e letalidade de idosos queimados assistidos no centro de referência de queimados em Brasília, Distrito Federal, Brasil, no período de 2002 a 2012, mediante a realização de estudo retrospectivo, descritivo, e analítico, com dados coletados nos prontuários de pacientes, a partir de 60 anos. 93% das queimaduras foi por acidente; 7% por lesões auto-provocadas; 42% dos casos ocorreram na residência, por chama direta (36%), escaldadura (21%), letalidade de 21% por infecção da corrente sanguínea (29%). A prevenção, o rápido encaminhamento, e o treinamento de equipes se mostram essenciais no prognóstico de idosos queimados.

Palavras-chave: Idoso; Queimadura; Letalidade; Epidemiologia.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Silva, Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal.

Rodrigo Vieira Silva, MD, MSc – Cirurgião Plástico. Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal.

E-mail: rodrigovieira@gmail.com

Carmelia Matos Santiago Reis, Medicina: Dermatologia, Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal.

Carmelia Matos Santiago Reis, MD, PhD – Dermatologista, Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal.

E-mail: carmeliareis@gmail.com

Alice Garbi Novaes, Medicina, Universidade Católica de Brasília, UCB.

Alice Garbi Novaes – Estudante do Curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (PIBIC/CNPq).

E-mail: alice_novaes@hotmail.com

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Farmácia, Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, PhD – Farmacêutica e Docente do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

E-mail: ritanovaes2@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Silva, R. V., Reis, C. M. S., Novaes, A. G., & Novaes, M. R. C. G. (2016). Idosos queimados assistidos em centro de referência para queimados, no Distrito Federal, Brasil, no período de 2002 a 2012. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 275–291. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p275-291

Edição

Seção

Artigos