Políticas públicas e asilos de velhos: grau de dependência em idosos institucionalizados

Autores

  • Adriano da Silva Rozendo Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.
  • Juliana Cristina Donadone Psicologia Clínica, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p299-309

Palavras-chave:

Idoso, Asilo, Autonomia.

Resumo

A presente pesquisa buscou avaliar a capacidade de realização de atividades básicas e instrumentais de vida diária de idosos residentes em uma instituição de longa permanência localizada no interior do Estado de Mato Grosso. O objetivo da investigação foi avaliar se a condição dos internos era condizente com a modalidade de assistência que estavam recebendo. Para tal análise, foram utilizados o Índex de Katz e a Escala de Lawton, & Brody. A maioria dos internos somaram scores que indicavam independência para realização de atividades básicas da vida diária (ABVDs) como capacidade de tomar banho, vestir-se e alimentar-se. Outros 29% foram considerados independentes para as atividades instrumentais (AIVDs), como fazer compra e utilizar o telefone. Os resultados mostram que a maioria dos internos do asilo poderiam ser assistidos por instituições não-asilares, que possibilitassem maior convivência comunitária, tal como a casa-lar e outras modalidades de atendimento reconhecidas na Política Nacional do Idoso.

Palavras-chave: Idoso; Asilo; Autonomia.

Biografia do Autor

Adriano da Silva Rozendo, Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.

Adriano da Silva Rozendo - Doutor em Psicologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.

E-mail: rozendoadriano@aol.com

Juliana Cristina Donadone, Psicologia Clínica, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.

Juliana Cristina Donadone - Doutora em Psicologia Clínica, Universidade de São Paulo, USP. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, Curso de Psicologia.

E-mail: judonado@terra.com.br

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Rozendo, A. da S., & Donadone, J. C. (2017). Políticas públicas e asilos de velhos: grau de dependência em idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 299–309. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p299-309

Edição

Seção

Artigos